História:

Turquel é uma Antiga Vila dos Coutos do Mosteiro Cisterciense de Alcobaça. Foi cabeça de Concelho e obteve a primeira carta de povoação em 1 de Agosto de 1314, dada por Frei Pedro Nunes e Foral duzentos anos depois, concedido por D. Manuel I, o chamado Foral Novo (1514). A Vila chamava-se então Vila Nova de Turquel.

Foi sobretudo por obra dos monges-agricultores que Turquel conheceu uma  propriedade invejável nos séculos XVI, XVII e XVIII, com a criação de algumas granjas, espécie de herdades agrícolas com produção de azeite e cereais.

Em forma geográfica, a freguesia está dividida em 2 zonas: Oriental e ocidental. A primeira, mais árida e pedregosa, estende-se até ao cimo da serra dos candeeiros, e abundou em olivais, cereais e frutos secos. Como modo de vida ainda hoje fortemente implantado, salienta-se a extração e transformação de rochas calcárias e mármores para construção civil e outros fins. Também a pecuária, sobe a forma de pastorícia – ovinos e caprinos – sobretudo na serra, bem como a criação de bovinos e suínos, sendo esta última espécie ainda hoje uma das principais atividades de subsistência da população.

A zona ocidental, mais húmida e fértil, abunda em fruticultura, vinhas e hortas, com regadio nos vales onde circulam ribeiras, hoje com formas de rega tecnicamente generalizada ao terrenos das encostas.

O concelho de Turquel foi extinto pouco depois da abolição das ordens religiosas.

Hoje, Turquel é uma das 15 Freguesias do Concelho de Alcobaça. Em área geográfica é a terceira maior, com 40 km2. A nível populacional ocupa o quinto lugar, tem 4563 habitantes e é constituída por 21 lugares.

No decorrer dos anos, a sede de freguesia de Turquel tem tido um desenvolvimento notório a nível da construção civil, que tem influenciado muito no crescimento da população.

A nível turístico encontramos pontos de interesse tais como:

• Pelourinho de Turquel – símbolo e instrumento da administração da justiça local pois, ali eram expostos os criminosos, atados à coluna e expostos à vergonha pública. Destinava-se aos crimes menos graves como o dos padeiros, carniceiros ou regateiras que pela terceira vez roubassem no peso dos géneros. Os criminosos eram, por vezes, ali açoitados.
  • Capela do Senhor Jesus do Hospital – encontra-se erguida junto à estrada principal e no centro da vila de Turquel, foi fundada em 3 de maio de 1762 junto ao Hospital da antiga Misericórdia, que sempre a administrou. É um modesto templo setecentista que mantém no frontão da fachada azulejos alusivos à Santa Verónica.
  • Igreja Matriz – erguida em 1528 por ordem do Cardeal Infante D. Afonso, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, com traços de estilo manuelino, destacando-se a Porta a Oeste e a porta do Sol.
  • Fonte da Vila – nascente de água que abastecia a Vila de Turquel, com caminho em calçada do estilo romano.

O Desporto e Cultura Musical:

São a maior evidência desta terra. Existe uma Banda Filarmónica fundada em 1 de dezembro de 1913, uma equipa de hóquei em patins desde 1968, que tem levado o nome de Turquel por todo o país e até ao estrangeiro e um rancho de Folclore Nacional, que representa o uso e costumes antigos da região.

A povoação de Turquel vive agora um presente moderno mas, com muito orgulho no seu passado histórico.

Junta de Freguesia de Turquel
Rua Principal 42, Turquel
Turquel

262919733

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode